Dúvidas frequentes

Confira abaixo as perguntas e respostas mais freqüentes aqui na Nissancar Service Center, bem como Dicas valiosas para preservar o bom funcionamento de seu automóvel.

 

 Qual a hora certa de trocar os pneus?
Os pneus devem ser olhados a cada três meses. Verifique a profundidade dos sulcos, quanto mais baixa, maior é o desgaste. Nunca use um pneu em seu carro com o eixo diferente, pois pode afetar a estabilidade do carro. Não se esqueça também de conferir semanalmente a calibragem, inclusive do estepe.

 

Existe um período certo para fazer alinhamento?
O recomendável é realizar o procedimento duas vezes ao ano, mas esse não é um número exato. Observe se existe um pneu mais desgastado que os outros, pois pode ser um sinal para fazer um novo alinhamento.

 

Como manter os motores limpos?
A gasolina aditivada ajuda no processo de limpeza dos motores, mas não faz todo o trabalho sozinha. Use aditivos para motores que têm ação detergente. O ideal é um frasco a cada quatro enchimentos completos do tanque de combustível.

 

Posso descer uma ladeira com o carro em ponto morto?
Não! Use a mesma marcha que colocaria se estivesse em uma subida. Ao contrário que muitos pensam, movimentar o carro em ponto morto não economiza combustível e pode danificar o cambio, pedal de embreagem e freios.

 

Como fazer o rodízio dos pneus?
Para otimizar o uso dos pneus, o rodízio deve ser feito de maneira unidirecional. Ou seja, os que estiverem sendo usados na parte traseira apenas passam para frente, no mesmo lado do automóvel. Não é recomendada a troca cruzada, pois é possível que haja desgastes irregulares. O rodízio unidirecional evita que o carro seja puxado pelo pneu mais desgastado.

 

Calibragem dos Pneus
Calibre os pneus sempre pela manhã. Com o pneu aquecido pelo uso, as partículas de ar dentro dele estão agitadas. Isso faz com que a pressão do pneu pareça mais alta.

 

Como medir o nível do óleo?
Estacione o carro em um local plano e espere o motor esfriar. Retire, limpe com um pano e recoloque a vareta de inspeção. Retire novamente a vareta e confira o nível, caso o mesmo esteja baixo, complete com o mesmo óleo usado anteriormente.

 

Para uma viagem sem riscos: o que verificar antes de pegar a estrada?

  • Documentação do motorista: validade da habilitação
  • Documentação do veículo: licenciamento e seguro obrigatório têm que estar com o motorista. Se estiverem vencidos, providencie a renovação
  • estado e calibragem dos pneus e do estepe
  • nível dos fluidos de arrefecimento/água (pode ser conferido no posto de gasolina)
  • funcionamento dos faróis e piscas
  • palhetas e reservatório de água do pára-brisa
  • equipamentos obrigatórios: macaco, triângulo, extintor de incêndio
  • não se esqueça de conferir a validade do seu extintor